A Câmara Municipal de Tupã recebeu na sessão desta segunda-feira (23) um Projeto de Lei que define que Pets shops que prestem serviço de banho e tosa, clínicas, consultórios e hospitais veterinários, fiquem obrigados a informar a Polícia Militar Ambiental ou qualquer órgão
competente, quando detectarem indícios de maus-tratos nos animais atendidos.
De autoria do vereador Ninha Fresneda, o PL Nº 41/2019, define que as denúncias sejam feitas através de ofício (denúncia por escrito) ou comunicação digital.
"O ofício de informação ou a comunicação digital dirigida à Polícia Militar Ambiental, deverá conter as seguintes informações:
1. qualificação contendo nome, endereço e contato do acompanhante do animal presente no momento do atendimento; 2. relatório do atendimento prestado, contendo a espécie, raça e características físicas do animal, descrição de sua situação de saúde na hora do atendimento e os respectivos procedimentos adotados", explica o documento.
Para o vereador, o combate aos maus-tratos a animais deve ser "perene e, neste sentido, é essencial estabelecer uma forma de colaboração entre a Sociedade Civil e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente".
Ainda segundo ele, no Projeto de Lei, é imprescindível que a Estância Turística de Tupã promova a luta pela defesa e bem-estar dos animais. "Logo, a apresentação do PL pretende ampliar a fiscalização deste tipo de conduta criminosa", finaliza, pedindo aprovação dos parlamentares.
O projeto foi encaminhado às comissões competentes, para depois entrar em votação no legislativo.
Redação Tupacity.com
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.