Tupã é reconhecida no estado pelo combate ao escorpião e leishmaniose
09/11/2019 trabalhos de combate ao escorpião e leishmaniose realizados pela equipe do CCZ foi reconhecido a nível estadual no dia 23 de outubro, durante oficina contra a leishmaniose em Araçatuba.
Os trabalhos de combate ao escorpião e leishmaniose realizados pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi reconhecido a nível estadual no dia 23 de outubro, durante uma oficina contra a leishmaniose em Araçatuba.
Em Tupã, as ações foram intensificadas nos últimos seis meses. As equipes, que foram ampliadas de 4 para 17 agentes, realizam buscas ativas nos bairros e trabalham no período noturno com o uso de equipamentos de ultravioleta.
Além disso, em outubro a sede do CCZ foi reformada e os servidores receberam novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Os fatos comprovam a eficiência dos trabalhos realizados pelo órgão municipal. Em 2018, nenhum escorpião foi apreendido pelos agentes, já desde junho de 2019 foram capturados 635 animais. Em relação à leishmaniose, no censitário canino já foram verificados 1.446 animais, sendo positivos 272 até o momento.
Os dados comprovam a ampliação dos trabalhos realizados pelo órgão municipal. Segundo o prefeito Caio Aoqui, a eficiência dos serviços se dá pelo conjunto da dedicação dos agentes com a ampliação das condições de trabalho dos servidores.
"Assim que assumimos a administração, buscamos melhorar as condições de trabalho dos servidores de diversos segmentos da prefeitura, justamente para ampliar os atendimentos à população e contribuir para os próprios funcionários trabalharem com mais tranquilidade. Através das melhores condições combinadas com o empenho e dedicação de cada profissional do CCZ, pudemos obter esses resultados positivos e mais um reconhecimento para a nossa cidade”, destacou.
O responsável pelo setor de CCZ, Robison Luis, destacou que o órgão foi parabenizado pela captura e busca noturna dos escorpiões e censitário canino. "Tupã é pioneiro no trabalho de combate aos escorpiões, sendo a única cidade da região de Marília a Panorama que realiza 100% das ações preventivas. O município é o único de toda a região que envia amostras ao Instituto Butantan de São Paulo para a retirada do veneno e posteriormente a fabricação do soro antiescorpiônico”, enfatizou.
Ele também agradeceu ao prefeito Caio Aoqui, secretário de Saúde, Wilson Quiles, e a todos os servidores do CCZ. "Muitas cidades já nos procuraram para compartilharmos os conhecimentos e planejamento dos trabalhos. Por isso, agradeço imensamente ao prefeito Caio Aoqui, secretário Wilson, a chefe do departamento, Joselaine, e todas as pessoas envolvidas no crescimento do CCZ”, agradeceu.
Para o secretário municipal de Saúde, Wilson Quiles Junior – "Quilão”, a equipe de zoonoses realiza um trabalho excelente de combate ao escorpião e leishmaniose. "O CCZ foi reconhecido pelo estado, graças ao trabalho incrível que as equipes vêm desenvolvendo, e através disto podemos constatar a melhoria dos serviços nos últimos meses. Parabenizo as equipes pela união e dedicação”, assegurou.
Já a agente do CCZ, Marluce Aparecida Paiva, agradeceu em nome de todos os funcionários a atenção especial dada ao órgão municipal. "Tenho certeza que os materiais serão essenciais para nossos trabalhos rotineiros de busca e captura de escorpiões. Em nome de todos os meus colegas do CCZ gostaria de agradecer ao Robison, Joselaine, prefeito Caio e Quiles, por sempre darem este apoio e disponibilizarem tudo que necessitamos para realizar um trabalho de qualidade”, concluiu.