O Ambulatório de Médico de Especialidades (AME) de Tupã realiza hoje gratuitamente para a população um mutirão de espirometria, exame que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A ação que acontecerá das 9h às 16h, marca o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado hoje.
O público-alvo da campanha são homens e mulheres acima de 40 anos, tabagistas, ex-fumantes ou pessoas que se enquadrem em fatores de risco para doenças pulmonares, como quem apresenta tosse ou falta de ar, por exemplo.
Os interessados passarão inicialmente por uma triagem, por meio de questionário. Quem apresentar dois ou mais fatores de risco poderão realizar, no mesmo dia, o exame de espirometria.
A avaliação, que também é conhecida como "teste do sopro", consiste num procedimento simples que permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões.
Caso o paciente esteja fora dos padrões normais para sua idade, ele será encaminhado para uma avaliação criteriosa com um pneumologista, e será realizado o teste completo de espirometria, exame que, basicamente, mede o volume de ar dentro do pulmão e que é fundamental para garantir um diagnóstico preciso e avaliação sobre a gravidade da DPOC. Os participantes também terão a pressão arterial aferida e receberão material informativo sobre a doença.
O mutirão está sendo realizado pelo quarto ano consecutivo, graças à parceria entre a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), responsável pelo gerenciamento do AME de Tupã e o laboratório Boehringer Ingelheim.
O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado da DPOC, doença que anualmente causa cerca de 40 mil mortes no Brasil. Os primeiros sinais (cansaço, tosse, pigarro e falta de ar) são confundidos com sinais do envelhecimento, fazendo com que o diagnóstico correto só seja feito quando o pulmão do paciente já está bastante comprometido. Entre os sintomas mais comuns estão: tosse, produção de catarro, falta de ar e a consequente limitação para exercícios físicos simples, como subir escadas ou caminhar.
O mutirão de avaliação pulmonar tem como objetivo alertar a população sobre as doenças respiratórias causadas pelo fumo. Embora pouco conhecida, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) está entre os problemas mais comuns relacionados ao tabaco.
O Ambulatório Médico de Especialidades de Tupã (AME) está localizado na rua Mandaguaris, 970, centro.
Legenda: AME de Tupã realiza mutirão hoje para detectar doença pulmonar obstrutiva crônica
Redação Folha do Povo
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.