Quase mil animais foram castrados pelo Centro de Controle de Zoonoses em 2019
20/12/2019 O Programa de Castração da Secretaria Municipal de Saúde é responsável pela esterilização de centenas de animais durante o ano.
No ano de 2019, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) efetuou a castração de 900 animais em Tupã.
O Programa de Castração, mantido por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é responsável pela esterilização de centenas de animais durante o ano.
Nesta quarta e quinta-feira, os funcionários realizaram os últimos atendimentos do ano, efetuando a castração de mais 15 gatos e 10 cachorros.
Além de concluir os procedimentos de esterilização deste ano, o Centro de Zoonoses também reforça a campanha "Dezembro Verde”, que visa combater o abandono de animais.
O secretário municipal de Saúde, Wilson Quiles, explicou que dentre os 900 animais atendidos, as fêmeas foram levadas para clínicas particulares que mantêm convênio com a Prefeitura enquanto os machos foram atendidos no próprio Centro de Zoonoses.
O serviço continuará sendo realizado no próximo ano,a partir de 6 de janeiro, mediante agendamento prévio na Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o responsável pelo CCZ, Robison Luís, o setor está se programando para que todas as castrações agendadas possam ser realizadas às segundas-feiras, intercalando entre gatos em uma semana e na outra os cachorros.
Robison também explicou que para evitar o estresse dos animais ou fugas e acidentes, os gatos que serão castrados precisam estar em gaiolas ou caixas de transporte individual, e os cães com coleiras e guias.