Tupã recebe último lote de vacina contra H1N1, três unidades farão a vacinação
08/06/2016 O Tribunal de Justiça de SP suspendeu a liminar que garantia a vacinação de toda a população. O que significa que as doses contemplarão apenas os grupos prioritários.
A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta terça-feira (07) o recebimento do último lote de vacina contra a gripe (influenza) que marca o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação. As novas doses continuarão sendo destinadas aos grupos prioritários que ainda não foram imunizados e também contemplará os pacientes crônicos e pacientes com doenças respiratórias.
Para facilitar o atendimento à população e evitar a perda de doses da vacina, que é natural durante o processo de separação e transporte das doses, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu centralizar a vacinação em três unidades de saúde.
Dessa forma, as pessoas serão atendidas pela USF Setor A, USF Alto Sumaré, USF Setor B e USF Santa Adélia que estão aptas a receber a vacina contra gripe serão atendidos no PAS Vila Formosa. Já os moradores atendidos pela USF Setor S e USF Independência serão vacinados no Centro de Saúde I. Ainda de acordo com o cronograma, a população atendida na USF Marabá/Velline, USF Rubiácea e na USF Cecap receberão a vacina na UBS Vila Abarca.
A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza também que a centralização da vacinação está sendo adotada apenas para a vacinação a contra a gripe. Já as vacinas de rotina continuarão sendo aplicadas em cada unidade, de acordo com o agendamento da Carteira de Vacinação da criança.
Vale lembrar que além da vacinação da segunda dose para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, também serão atendidas crianças desta faixa etária que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra influenza. Apesar de ter superado a meta mínima de cobertura vacinal, os grupos prioritários dos idosos, gestantes e puérperas também continuarão sendo vacinados contra gripe, observando o cronograma de vacinação.
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
A Secretaria Municipal de Saúde também divulgou o atendimento dos pacientes com doenças crônicas e com doenças respiratórias, que terão dias especiais para receber a imunização contra a gripe.
De acordo com as informações os pacientes com comorbidades com os diagnósticos de CA, Diabetes, AVC, cardíaco, além dos pacientes que realizam hemodiálise e diálise peritoneal, esplenectomia (retirada de baço), pacientes de hepatopatia crônica (Cirrose, Hepatite B ou C), obesidade mórbida, transplantados e doadores de órgãos, trissomias (como Síndrome de Down) imunossupressão adquirida ou medicamentosa (como HIV, Lupus, Artrite reumatoide, etc.) que realmente se enquadram para os critérios de contemplação da vacina deverão ser encaminhados para serem vacinados nesta quinta-feira, 9 de junho, das 8 às 16 horas, no Centro de Saúde I.
Já os pacientes com comorbidades com os diagnósticos de Doenças Respiratórias (asma, DPOC, enfisema pulmonar, bronquite (só se for asmática) e pacientes com doses anteriores sem nenhuma comorbidade, que também se enquadram para os critérios de contemplação da vacina deverão ser encaminhados para serem imunizados contra a gripe nesta sexta-feira, dia 10 de junho, também das 8 às 16 horas, no Centro de Saúde I.
LIMINAR
No último dia 1º de junho, O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a liminar que determinava a vacinação de toda população tupãense deferida pelo juiz Luís Eduardo Medeiros Grisolia.
Com essa liminar, havia expectativa de que o Estado deveria fornecer as doses para o município imunizar toda a população. A ação surgiu após um cidadão tupãense, o advogado André Gustavo Zanoni Braga de "Pena". "Tudo o que pode ser feito em Tupã o foi! Eu fiz o requerimento, o MP foi extremamente ágil e rápido ao fazer o pedido e o Juiz também ao deferir mas, infelizmente, o "pessoal" de São Paulo não pensa da mesma forma, sempre protegem o Estado.", destacou Pena em sua página nas redes sociais.