Todos os estados brasileiros recebem, a partir desta quinta-feira, doses da vacina pentavalente.
Ao todo, são enviados 1,7 milhão de doses dessa vacina, que garante a proteção contra 5 doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e garganta).
A pentavalente é distribuída pelo Ministério da Saúde e é adquirida pelo Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde, a OPAS. Isso porque não existe laboratório produtor no Brasil. Entre junho e dezembro de 2019, o envio desta vacina esteve irregular por causa de problemas com o fornecedor.
Lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Em agosto do ano passado, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, naquele momento, não havia disponibilidade imediata no mundo. Esse quantitativo enviado aos estados inicia o restabelecimento do quantitativo enviado mensalmente pelo Ministério das Saúde aos estados do país, como explica o ministro interino da Saúde, João Gabbardo.
Agência do Rádio
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.