A Prefeitura de Tupã começou a notificar as residências com focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as notificações serão feitas através de cartas, onde o proprietário do imóvel deverá comparecer no Departamento de Entomologias e Endemias de Tupã, localizado na Rua Piratinins, nº1011, para esclarecer sobre os focos encontrados em sua residência. Caso a intimação não seja atendida em até 72 horas, multas serão aplicadas.
Além das notificações aos proprietários, o setor realiza diversas ações para o combate da dengue, como a aplicação do biolarvicida cepas do Bacillus thuringiensis israelensis (Bti), visitas periódicas às residências do município em busca de criadouros do mosquito e conscientização da população sobre a importância de verificar os quintais semanalmente.
Segundo o chefe do Setor de Combate às Endemias, Marco Antônio de Barros – "Marquinho da dengue”, a Prefeitura realiza diversas ações em todo o município e para ampliar o controle do vetor e evitar novos casos da doença, a população precisa colaborar com o combate à dengue, tomando ações de prevenção dentro de suas residências.
"Já visitamos mais de 6.099 casas e terrenos no município, buscando controlar a proliferação do mosquito da dengue e, para ampliar ainda mais estas ações, a população precisa estar ao lado da Administração, inspecionando suas casas e evitando acúmulo de água”, disse.
Segundo o secretário municipal de Saúde, César Donadelli, a maioria dos criadouros
são encontrados em residências privadas e, por isso, as notificações são necessárias para
alertar a população sobre a importância do combate do mosquito da dengue.
"Já enfrentamos uma epidemia de dengue alarmante em nosso município e para evitar que esse cenário se repita, precisamos tomar atitudes mais radicais. Notificaremos a população que não estiver cooperando com as ações de combate à dengue e, caso isto não seja o suficiente, aplicaremos as multas previstas por lei”, alertou.
Redação Tupacity com informações Assessoria
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.