Neste sábado (15), todos os postos de saúde do município ficarão abertos das 8 às 17 horas para o "Dia D” da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo e atualização da vacina contra a Febre Amarela.
As equipes irão conferir a caderneta de vacinação e aplicar a dose somente naquelas pessoas que não estiverem com o esquema vacinal completo.
O público-alvo da vacinação contra o sarampo é pessoas com idades entre 5 e 19 anos. Já para a imunização contra a Febre Amarela, o Calendário Nacional de Vacina prevê uma segunda dose para crianças de 4 a 7 anos. De acordo com a chefe dor Setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, a vacina é a melhor forma de prevenção contra essas doenças.
"A vacinação é seletiva e somente aqueles que ainda não tomaram ou estão com o esquema vacinal incompleto serão imunizados. Como sabemos que algumas pessoas não conseguem comparecer nos postos de saúde nos horários habituais, esta ação será importante para que todos consigam verificar e atualizar a caderneta de vacinas”, disse.
Já o secretário municipal de Saúde, César Donadelli, convidou a população para comparecer ao mutirão de atendimentos. "Além da atualização da caderneta de vacina, a população também pode atualizar seu cadastro no SUS. Por isso, convido todos para comparecerem aos seus postos de saúde e aproveitarem os diversos atendimentos oferecidos”, convidou.
Vacinação contra o Sarampo
O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. A única forma de prevenção contra a doença é a vacinação. No mutirão deste sábado, pessoas pertencentes do público-alvo da campanha (5 a 19 anos) que ainda não estão com o esquema vacinal completo devem se imunizar.
Vacinação contra a Febre Amarela
A Febre Amarela também é uma doença infecciosa causada por um vírus e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (infectado pelo vírus). A forma mais eficaz de prevenção contra a doença é a vacinação.
O Calendário Nacional de Vacinação prevê uma segunda dose da imunização contra a Febre Amarela para crianças com idades de 4 a 7 anos e, por isso, no mutirão, as equipes também aplicarão doses da vacina nas pessoas desta faixa etária.
Assessoria
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.