Santa Casa não sofre risco de suspender atendimentos por falta de oxigênio, diz secretário de Saúde
12/05/2021 Dr. Miguel Ângelo de Machi explica que o hospital suspenderá temporariamente somente os atendimentos que necessitem de oxigênio devido à utilização de todos os terminais de fornecimento; entenda.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Santa Casa de Tupã esclarecem à população que, ao contrário do que foi divulgado por blog local, a Santa Casa não corre risco de suspender o atendimento por falta de oxigênio.
O secretário de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, desmentiu a afirmação, lembrando que a Santa Casa possui usina de oxigênio, capaz de suprir a necessidade. Ele também explicou que apesar de todas as dificuldades causadas pelo grande aumento de internações em decorrência da Covid-19, o hospital tem reorganizado seu quadro de funcionários para manter o atendimento à população.
Ainda segundo o secretário, a Santa Casa suspenderá temporariamente somente os atendimentos que necessitem de oxigênio devido à utilização de todos os terminais de fornecimento, já que seis pacientes estão recebendo oxigênio enquanto aguardam liberação de leitos para internação na enfermaria.
O secretário de Saúde esclareceu ainda que a Santa Casa deverá retomar estes atendimentos normalmente já nesta quarta-feira e que para evitar que a população fique sem atendimento que necessite de fornecimento de oxigênio durante o período, os pacientes que derem na entrada no hospital serão encaminhados à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que oferece toda estrutura para prestar o atendimento necessário. Os demais atendimentos de casos não respiratórios continuam sendo prestados normalmente tanto na Santa Casa quanto na UPA.
A exemplo do que vem fazendo há vários meses, Dr. Miguel novamente pede a colaboração da população, lembrando que a lotação dos leitos de enfermaria e UTI da Santa Casa só serão normalizados com a adoção das medidas sanitárias, como o uso de máscaras e distanciamento social. O médico também lamentou a divulgação de informações incorretas, que tem contribui apenas para desinformar e levar pânico à população.