Prefeitura de Quatá obtém R$ 6 milhões para iniciar construção da ponte/Foto: Prefeitura de Tupã
JORNAL DIÁRIO — Com custo de cerca de R$ 6 milhões, a Prefeitura de Quatá conseguiu junto ao governo estadual a liberação dos recursos para o início da construção da ponte sobre o ribeirão Água Bonita.
O anúncio foi feito diretamente pelo governador Tarcísio de Freitas ao prefeito de Quatá, Marcelo Pécchio, durante a reunião para discutir a privatização da Sabesp, diante da importância da obra na ligação das duas cidades e duas regiões importantes do Estado, além da presença de empresas e propriedades agrícolas ao longo da vicinal.
A obra também não pode atrasar mais porque a passagem improvisada, feita ao lado, em uma propriedade rural, já começa a apresentar problemas, não suportando o trânsito ao longo de todo este tempo.
Forte chuva
No mês de março de 2022, mais precisamente no dia 13, uma forte chuva atingiu o município de Quatá. Em poucas horas, o índice atingiu mais de 100 mm. A água subiu muito e atingiu a estrutura da ponte de concreto.
Desde então isso vem causando transtornos para trabalhadores, moradores, produtores rurais, estudantes, pais de alunos, enfermos, funcionários das cidades de Quatá e Tupã, que utilizam uma passagem improvisada ou precisam dar uma volta por Rancharia e Bastos.
Vale lembrar que houve um acordo entre o governo do Estado e a Prefeitura de Quatá, onde esta fez os projetos e a retirada da ponte, ficando a cargo do governo de São Paulo a licitação e construção da nova ponte.
Todos os procedimentos necessários foram adotados, inclusive foi formalizado um convênio entre a prefeitura e o DER, de número 6.693, no dia 7 de dezembro de 2022. Logo em seguida, o DER realizou a licitação pública, por meio da Concorrência n.º 193/2022 - Fase 9, do Programa Novas Vicinais, tendo sido habilitada a empresa FFL Ltda., classificada em 1º lugar, conforme publicação no Diário Oficial do Estado do dia 7 de janeiro de 2023.
Finalmente, vencidos todos os procedimentos, agora o governador Tarcísio de Freitas assinou a autorização para a execução da obra, que deverá ficar pronta no começo do ano que vem.