A Prefeitura de Quatá, por meio do Decreto nº 4.630/2023, publicado nesta segunda-feira (7), declarou situação de emergência em todo o município devido à estiagem e às altas temperaturas que castigam a região nos últimos meses. Na semana passada, o TupãCity noticiou que Tupã declarou situação de emergência pelo mesmo motivo. Relembre.
A medida visa reconhecer os impactos da seca na agricultura e na economia local, além de facilitar o acesso a recursos e medidas de apoio aos produtores rurais.
Segundo o decreto, a estiagem causou perdas significativas na produção de grãos e outras culturas importantes para o município, como soja, milho, cana-de-açúcar, café e amendoim. A queda na produtividade pode chegar a 50%, o que compromete a renda dos produtores e a geração de emprego no setor agropecuário.
A frustração da safra também afeta a economia local como um todo, pois o setor agropecuário é um grande consumidor de bens e serviços, além de ser um importante empregador. A queda na renda dos produtores pode levar à redução do consumo, à inadimplência e à demissões de trabalhadores.
Medidas de apoio aos produtores
A declaração de situação de emergência permite que os produtores rurais de Quatá solicitem medidas de apoio, como:
- Prorrogação de financiamentos de custeio e investimentos;
- Manutenção de taxas de juros;
- Antecipação de operações de pré-custeio;
- Liberação de recursos privados junto às instituições financeiras.
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.