Banner pib

Nos dias 22 e 23 de outubro, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), sediará a 10a edição do Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus (EPQIM), com o tema “Saberes Indígenas e Museus na Defesa do Meio Ambiente”.

O evento traz mesas de debate sobre a preservação e difusão do patrimônio cultural indígena e a relação com as instituições museológicas dedicadas ao tema.

Nesta edição, as discussões giram em torno da atuação dos museus como espaços de valorização das culturas indígenas e de promoção da sustentabilidade, destacando como esses saberes podem contribuir para a conservação da biodiversidade e o enfrentamento das mudanças climáticas. Os convidados vão desde lideranças indígenas até profissionais de áreas como arqueologia, etnologia, antropologia e museologia, além de outros interessados.

O encontro terá transmissão ao vivo pelo YouTube, permitindo que o público de todo o Brasil acompanhe as discussões e se envolva nas reflexões sobre o papel dos museus e das comunidades indígenas na defesa do meio ambiente.

O Museu das Culturas Indígenas, na capital do Estado, será um polo de transmissão do evento para quem quiser se reunir com outros interessados nos temas debatidos.

Programação:

Dia 22 de outubro (terça-feira)

O evento começa às 8h30 com o credenciamento, boas vindas e abertura oficial. Às 9h30, acontece uma mesa de apresentação do Conselho Jovem Indígena do Museu Índia Vanuíre, com mediação de Angelica Fabbri, diretora executiva da ACAM Portinari.

Às 10h, o professor da Unesp Nelson Russo de Moraes, da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais (RedeCT), faz a mediação de uma mesa sobre práticas sustentáveis no artesanato indígena.

A partir das 13h30, a professora Renata Albuquerque, do campus de Tupã da Unesp, faz a mediação de uma mesa sobre os conhecimentos tradicionais na preservação ambiental. Às 15h, a professora Marília Xavier Cury, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, faz a mediação da mesa “Caminhos para a preservação do Patrimônio Cultural e Ambiental nos Territórios Indígenas”.

Das 16h30 às 18h, o cacique Ubiratã Gomes medeia a mesa “Brigada de Incêndio Indígena: Proteção Ambiental e Resistência Cultural”.

Dia 23 de outubro (quarta-feira)

No segundo dia do evento, o mediador David Terena, da aldeia Ekeruá, lidera as discussões sobre Educação Indígena e Sustentabilidade, a partir das 9h.

Das 10h30 às 12h, o mediador Richard Terena, da aldeia Tereguá, apresenta uma programação pedagógica e cultural preparada pelas escolas indígenas da região do Oeste Paulista.

À tarde, a partir das 13h30, uma mesa mediada pelo museólogo Davidson Kaseker, do Museu das Culturas Indígenas, discute o direito ao território e preservação ambiental.

Às 15h, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU serão discutidos a partir das tradições dos povos originários. A mesa será mediada pela professora da Unesp Angélica Góis Morales, que atua na Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista.

Das 17h às 18h acontece o encerramento oficial do evento com uma batalha de rimas entre os convidados. Durante os dois dias do encontro, uma feira de artesanato indígena acontece na área externa do museu.

Serviço:

X Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus: Saberes Indígenas e Museus na Defesa do Meio Ambiente

Datas: 22 e 23 de outubro
Horário: das 9h às 18h (com intervalo no almoço)
Local: Museu Índia Vanuíre (rua Coroados, 521, Tupã/SP)
Polo de transmissão: Museu das Culturas Indígenas (rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca, São Paulo/SP)
Link da transmissão pelo YouTube: https://www.youtube.com/@mhindiavanuire

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari - Organização Social de Cultura.

Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/

Informações:

(14) 3491-2202

contato@museuindiavanuire.org.br

ACAM Portinari – Organização Social de Cultura

Assessoria de Imprensa Fabiano Cruz
(16) 98257-0231 imprensa@acamportinari.org

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8585

imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

cabonnet

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram