Banner pib

Nesta sexta-feira (18), a Polícia Civil de Tupã, por meio da equipe da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), realizou a Operação Smoke, focada no combate à venda de cigarros eletrônicos, conhecidos como vapers ou pods, na cidade. A ação foi desencadeada após denúncias de pais de adolescentes que haviam comprado os produtos no comércio local.

A Delegada da DIG solicitou a expedição de um mandado de busca, autorizado pelo juiz da Vara Criminal de Tupã. Ao todo, nove estabelecimentos comerciais, entre tabacarias e lojas de conveniência, foram vistoriados. Durante as inspeções, grande quantidade de cigarros eletrônicos, essências e acessórios foi apreendida. Três comerciantes foram presos em flagrante por venderem os produtos, cuja comercialização é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desde 2009 (Resolução 46/2009).

Em outros estabelecimentos, produtos também foram apreendidos, mas os proprietários não foram encontrados. Eles responderão a inquérito policial.

Especialistas alertam que o consumo de cigarros eletrônicos pode causar sérios problemas de saúde, como pneumonite química. Além disso, a venda desses produtos a menores de 18 anos configura crime, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A operação contou com a participação de 32 policiais de diversas equipes, incluindo DIG, DISE, DDM, CPJ e delegacias das cidades de Herculândia, Bastos, Iacri, Rinópolis, Queiroz e Arco-Íris, utilizando nove viaturas. A Polícia Civil anunciou que as medidas de combate à venda ilegal de vapers serão intensificadas.

ZOOM APP

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram