Prefeitura retoma serviço gratuito de castração de animais
18/04/2017 O objetivo de combater o crescimento desordenado de animais
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou a realização de castração em animais com o objetivo de combater o crescimento desordenado de animais.
O prefeito Ricardo Raymundo visitou o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na manhã desta segunda-feira, acompanhado do vereador Capitão Neves para estudar a possibilidade de melhorias para o local.
Segundo o prefeito, o Centro de Controle de Zoonoses encontra-se em local distante da cidade e perto do Barracão da Cooretup (Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Tupã), o que pode causar maior risco de contaminação.
"Há tempos estamos preocupados com a atual situação do Centro de Zoonoses, por isso, estamos em contato com os profissionais que atual no local para saber em que o Poder Público pode ajudar. Durante nossa visita, ouvimos uma série de benfeitorias que podem melhorar o atendimento aos animais, como os procedimentos de cirurgia que devem ser realizados em local apropriado, pois atualmente a Cooretup encontra-se ao lado do Centro de Zoonoses, o que pode causar contaminação nos animais. Além disso, vamos estudar a possibilidade de montar outra estrutura para que as cirurgias. Vale ressaltar que o Centro de Zoonoses continuará sendo aproveitado para os cuidados aos animais, porém, com outros fins", explicou.
O prefeito também destacou que a importância da castração, que traz vários benefícios, como a diminuição das incidências de doenças como raiva e leishmaniose e também melhorias na saúde pública.
"O número de animais abandonados nas ruas é preocupante. Por isso, já entramos em contato com algumas pessoas que são protetoras dos animais para acatar os pedidos. É necessário que as castrações sejam realizadas porque influencia diretamente na saúde humana, quando não se o controle de animais como gatos e cachorros, é provável que haja doenças e principalmente que possam atacar os humanos", disse.
Ricardo ressaltou ainda que o Poder Público pretende futuramente criar um projeto de adoção de animais nos eventos que a Prefeitura realiza. Segundo ele, através de adoção, o número de animais abandonados nas ruas pode diminuir, além de facilitar o trabalho dos protetores de animais.
"Há muitas pessoas que estão ligadas diretamente aos animais, que fazem o serviço de proteção aos animais e que muitas vezes acabam tirando dinheiro do bolso para comprar ração ou medicamentos porque realmente amam e sentem pena dos animais deixados nas ruas. Viemos conhecer de perto a situação para tirar ideias e melhorar na medida do possível. Queremos futuramente fazer algo maior para castração, pois infelizmente ainda temos muitos animais abandonados nas ruas que não são castrados e com isso vem aumentando rapidamente a população desses animais.
O prefeito parabenizou o trabalho da equipe do Centro de Zoonoses e ressaltou que o Poder Público fará o que for necessário em prol dos animais.
"A equipe está de parabéns pelo trabalho, nós só precisamos ampliar as condições para atingir o maior número de animais possíveis e quando estivermos com uma estrutura melhor vamos pensar na realização do centro de adoção de animais", parabenizou.
Thais Barbosa, voluntária e protetora dos animais informou que o trabalho de proteção aos animais é realizado por meio de colaboração da comunidade, através de pedágio, bingo, chá-beneficente, bazar, cachorro quente e mini pizza.
"Contamos também com o projeto ‘Cãominhada’ onde a população leva seu animal, concorre a brindes que são todos doados pelo comércio de Tupã. Então tudo que a gente faz é voluntário e contamos com a ajuda de toda a população tupãense Usamos o Facebook, WhatsApp para pedir a colaboração da população para pedir ajuda em respeito de castração, maus tratos e abandonos e assim, nos juntamos para conseguir dinheiro e ajudar os animais", explicou.
Segundo a voluntária, o foco do trabalho são os animais abandonados e também a ajuda às famílias carentes, com objetivo de viabilizar a castração de seus animais e evitar a proliferação. Nosso trabalho também consiste na conscientização sobre leishmaniose para a população carente. "Agradecemos ao prefeito Ricardo Raymundo e ao vereador "Capitão Neves" que nos ouviu e atendeu nosso pedido e agora esperamos que o nosso trabalho seja realizado com maiores condições", ressaltou.
Já o veterinário Paulo Henrique Pavão explicou como o trabalho é realizado pelo Centro de Zoonoses. "A gente realiza a castração de macho e fêmea, porém, quando castra o macho ele já pode sair logo em seguida, já a fêmea nós abrimos licitação para os trabalhos sejam realizados em clínicas particulares para serem castradas 600 fêmeas nesse ano de 2017, pois a fêmea tem que pernoitar na clínica para entregar no outro dia", disse.
O veterinário finalizou explicando que a castração é realizada por meio de agendamento, informando o endereço e RG. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3404-2200.
Prefeito Ricardo visita Centro de Zoonoses para verificar melhorias necessárias no local