O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), inaugura no dia 15 de agosto a nova exposição temporária “A Carne de Gaia – Território, Mineração e Povos Indígenas”, da artista visual Beá Meira. A mostra, que percorre cidades do interior paulista, aborda as relações entre natureza, mineração e povos indígenas e integra a programação especial da 14ª Semana Cultural em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas.
Até o dia 16, a 14ª edição da Semana Cultural em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas promove oficinas, vivências e conversas com representantes de diferentes povos do Centro-Oeste Paulista. Ao longo do mês, o Museu também realiza o Projeto Família no Museu, com atividades culturais voltadas à integração e à convivência entre gerações. Confira, abaixo, todos os detalhes.
Nova exposição temporária “A Carne de Gaia”
O Museu Índia Vanuíre inaugura no dia 15 de agosto a exposição temporária “A Carne de Gaia – Território, Mineração e Povos Indígenas”, uma mostra itinerante da artista visual Beá Meira. A proposta percorre cidades do interior paulista e aborda, por meio de obras em pintura, gravura e tapeçaria, as complexas relações entre natureza, mineração e comunidades indígenas, com foco na exploração da Amazônia e nas formas de resistência dos territórios.
A exposição conta ainda com a participação das artistas indígenas Claudia Baré, Larissa Ye’pa Tukano e Rayane Kaingang, que acrescentam à narrativa saberes ancestrais, memória coletiva e afirmações de identidade.
Com curadoria de Susana Oliveira Dias, a mostra se apresenta como um organismo vivo, em constante transformação: novas obras são incorporadas a cada cidade, e o programa se amplia com encontros presenciais, estimulando o diálogo entre arte, território e resistência.
Inspirada na filósofa Donna Haraway, Beá Meira explora as potências dos encontros entre artes e ciências “em tempos de catástrofes”, convidando o público a “ficar com o problema” e a reconhecer a Terra como viva, ativa e criativa. As imagens emergem como um chamado urgente para criar mundos habitáveis a partir das ruínas, transformando a experiência artística em reflexão crítica sobre o presente e o futuro do planeta.
Datas: de 15 a 31 de agosto
Horário: das 9h às 18h (terça-feira a domingo)
Entrada gratuita
Semana Cultural em Celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas
Sopro da Tradição – Oficina de Zarabatana de Brinquedo
Nesta oficina lúdica e educativa, participantes de todas as idades exploram a sabedoria ancestral dos povos indígenas do Brasil por meio da confecção de uma zarabatana de brinquedo. Durante a atividade, aprendem sobre o valor cultural e histórico desse instrumento tradicional, usado por diversas etnias em práticas de caça e jogos.
A proposta incentiva o respeito à diversidade, valoriza a cultura indígena e estimula a criatividade manual. Ao final, cada participante leva para casa sua própria zarabatana e novos conhecimentos sobre os povos originários do Brasil.
Saberes e Fazeres Indígenas – Edição Especial
Em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Museu convida o público para uma edição especial do projeto “Saberes e Fazeres Indígenas”. Ao longo da semana, representantes de diferentes povos indígenas do Centro-Oeste Paulista estarão no espaço do Museu para dialogar com os visitantes e compartilhar saberes, histórias, modos de vida, expressões artísticas e visões de mundo.
Data: até 16 de agosto
Horário: das 9h às 10h30 | das 10h30 às 12h | das 14h às 16h
Gratuito
Projeto Família no Museu
Aos sábados e domingos de agosto, o Museu promove oficinas culturais voltadas às famílias, aproximando o público do cotidiano da instituição. Nesta edição, a atividade propõe um jogo da memória inspirado na presença portuguesa retratada no módulo expositivo “Creio em Tupan”.
Datas: todos os sábados e domingos de agosto
Horário: das 9h às 18h
Gratuito
Confira todas as informações da agenda no site da instituição.
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/
Informações
(14) 3491-2202
contato@museuindiavanuire.org.br
ACAM Portinari – Organização Social de Cultura
Assessoria de Imprensa
Fabiano Cruz
(16) 98257-0231
imprensa@acamportinari.org
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube