O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), segue com uma programação que reúne exposições, oficinas e encontros que aproximam o público da diversidade cultural e das ações educativas da instituição.
As atividades contemplam desde vivências voltadas a famílias até ações que promovem a inclusão de pessoas com deficiência ao ambiente museológico, além de uma mostra temporária que provoca reflexões sobre meio ambiente, mineração e povos indígenas.
Com iniciativas que articulam inclusão, arte e memória, o Museu oferece experiências de aprendizado e diálogo com diferentes públicos. Confira, abaixo, todos os detalhes.
Projeto Família no Museu
A cada fim de semana, o Museu oferece oficinas culturais voltadas às famílias, fortalecendo a relação do público com o cotidiano da instituição. Em agosto, a proposta é um jogo da memória inspirado na presença portuguesa retratada no módulo expositivo “Creio em Tupan”.
A atividade destaca o papel da imigração portuguesa na formação histórica e cultural da cidade. Por meio da observação de objetos do acervo, os participantes são convidados a refletir sobre esse legado e a estabelecer conexões entre memória, identidade e convivência familiar.
Datas: todos os sábados e domingos de agosto
Horário: das 9h às 18h
Gratuito
Projeto Museu e Cidadania promove oficina de mosaicos
O projeto Museu e Cidadania foi criado para ampliar a inclusão sociocultural de pessoas com deficiência (PcD), oferecendo atividades educativas e lúdicas que partem do acervo do Museu. A iniciativa busca estimular o sentimento de pertencimento e valorizar memórias individuais e coletivas por meio de experiências acessíveis.
Neste mês, os participantes realizam uma oficina de mosaico, técnica que consiste na composição de imagens a partir da colagem de peças coloridas em E.V.A. ou papéis picados sobre folhas de sulfite. A proposta incentiva a percepção, a imaginação e a capacidade de observação, reforçando o caráter expressivo e criativo da atividade.
Data: 22 de agosto
Horário: das 9h às 10h
Informações: (14) 3491-2333
Gratuito
O Olhar é o Sentir Pelas Mãos
O Núcleo Educativo do Museu Índia Vanuíre promove uma roda de conversa do programa “O Olhar é o Sentir pelas Mãos”, voltada à inclusão de pessoas com deficiência visual no espaço museal. Nesta edição, o participante é Salomon Teco Joo, da comunidade boliviana de Puerto San Lorenzo, Río Sécure, do povo indígena Moxos.
A atividade amplia a experiência por meio da escuta e do tato, aproximando o público da cultura indígena e estimulando a reflexão. O contato direto com o convidado fortalece o aprendizado, ajuda a desconstruir estereótipos e valoriza a diversidade cultural. Mais do que uma ação educativa, o encontro busca incentivar a empatia, a escuta sensível e o vínculo comunitário, reforçando o compromisso do Museu com a acessibilidade e a inclusão.
Data: 29 de agosto
Horário: das 9h às 10h
Informações: (14) 3491-2333
Gratuito
Exposição temporária “A Carne de Gaia”
O Museu Índia Vanuíre recebe a exposição temporária “A Carne de Gaia – Território, Mineração e Povos Indígenas”, uma mostra itinerante da artista visual Beá Meira. A proposta percorre cidades do interior paulista e aborda, por meio de obras em pintura, gravura e tapeçaria, as complexas relações entre natureza, mineração e comunidades indígenas, com foco na exploração da Amazônia e nas formas de resistência dos territórios.
A exposição conta ainda com a participação das artistas indígenas Claudia Baré, Larissa Ye’pa Tukano e Rayane Kaingang, que acrescentam à narrativa saberes ancestrais, memória coletiva e afirmações de identidade.
Datas: até 31 de agosto
Horário: das 9h às 18h (terça-feira a domingo)
Entrada gratuita
Confira todas as informações da agenda no site da instituição.
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari - Organização Social de Cultura.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/
Informações
(14) 3491-2202
contato@museuindiavanuire.org.br
ACAM Portinari – Organização Social de Cultura
Assessoria de Imprensa
Fabiano Cruz
(16) 98257-0231
imprensa@acamportinari.org
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube