Já se perguntou porque é tão difícil mudar?
Quantas vezes começamos um regime e desistimos em seguida?
Iniciamos um livro e não terminamos...
Colocamos o alarme do celular e desligamos para continuarmos dormindo mais um pouco...
São tantos projetos desejados, mas poucos realizados!
A pergunta que fica é: como ter disciplina para mudar nossos comportamentos?
E para responder, te convido lembrar daquelas birras na sua infância.
Era difícil esperar o brinquedo, o doce, ou a fila, certo?
Pois saiba que o sistema de recompensa do nosso cérebro (encarregado de processar o prazer) era o grande responsável por esses desafios.
Esse centro do prazer está ligado à nossa sobrevivência, afinal, se não fosse o prazer das mamadas, você não teria sobrevivido quando era um bebê. E hoje em dia, se não fosse o prazer de evoluir, não haveria porque viver.
O problema é que esse sistema também é responsável por não resistir àquele docinho que engorda e aquela soneca que atrasa nossa vida.
Então é pela cilada do prazer instantâneo que não conseguimos realizar mudanças desejadas.
Mas conforme fomos crescendo, também fomos amadurecendo uma outra região do nosso sistema de recompensas, chamado de córtex pré-frontal.
O pré-frontal nos possibilita ponderar e pensar a longo prazo.
Habilidade essa que não tínhamos quando pequenos.
Mas se hoje temos essa capacidade, por que é tão difícil esperar para ter prazer?
Por que sabotamos nossos planos mesmo depois de adultos?
E a resposta é bem simples!
Porque sua criança do passado está dentro de você, com todas suas memórias e padrões comportamentais instalados com sucesso na infância!
E se tem criança envolvida nessa história, não adianta fazer as coisas na marra.
É preciso paciência para ensinar nossa mente fazer uso da ponderação, já que na infância não tínhamos o pré-frontal pronto para isso.
Portanto, minhas 05 dicas para aumentar sua disciplina e conquistar suas metas a longo prazo são:
1- Estabeleça as pazes com sua criança interior. Explique para ela que hoje você cresceu e compreende a importância de fazer suas próprias escolhas, mesmo quando a recompensa vem a logo prazo;
2- Ame e aceite sua criança interior. Não reprima sua necessidade de prazer imediato e sempre que possível, se permita sentir prazer sem culpa;
3- Inicie uma rotina com poucas metas sem muita complexidade. Por exemplo; tomar seu medicamento controlado todos os dias no mesmo horário. Levantar da cama assim que o celular toca (sem acionar a soneca). Tirar um tempo de lazer toda semana e assim por diante;
4- Faça um painel com seus objetivos de longo prazo e cole num local onde possa visualizar todos os dias. Por exemplo: quer fazer uma viagem para a praia? Uma bela imagem desse lugar pode te ajudar ter clareza dos seus esforços diários.
5- Divida sua meta em pequenas metas e comemore cada etapa conquistada, assim o sistema de recompensas agradece! Por exemplo: quer emagrecer 10 quilos, comemore cada 500g perdidos!
A propósito, quando seus filhos tiverem comportamentos impacientes e de birra, compreenda que eles não possuem córtex pré-frontal pronto para saber esperar. Desejo que você acolha as fragilidades da sua criança interna e conquiste todos os seus sonhos com disciplina e muito amor próprio!
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.