Está chegando o dia 02 de Outubro, data em que o Brasil deverá eleger Presidente da República, Senadores, Deputados Federais, Governadores e Deputados Estaduais.
Além de ser uma data cívica, de exercício da Democracia, a população brasileira terá a oportunidade de definir o futuro do Brasil para, ao menos, os próximos 4 anos de sua História. Mas que repercutirá para muito além dos 4 anos de mandato conferido pelos eleitores e eleitoras.
Temos de, em primeiro lugar, cumprir com nosso dever, de votar. Escolher os(as) melhores candidatos(as), seja para a Presidência da República, bem como para os demais cargos, pessoas que sejam honestas, éticas, transparentes, coerentes e, sobretudo, capacitadas.
Comprometidos com o espírito republicano, ideologicamente definidos, com propostas de trabalho, são os requisitos mínimos para que os(as) escolhidos(as), tenham em seus perfis.
Não é fácil, principalmente em tempos de fake news. Fundamentalmente deve-se votar e posteriormente, acompanhar o desempenho, caso se elejam, dos(as) escolhidos(as).
Em segundo lugar, é crucial que caso se escolha candidatos(as) que estejam em algum cargo público, tenham trabalhos efetivos para a população. No nosso caso de Tupã, é imprescindível que os(as) candidatos(as), após receber votos de tupãenses, tenham se dignado a estarem presentes no cotidiano da vida pública de Tupã durante os últimos quatro anos, e com folha de serviços prestados à comunidade.
A experiência que tive na vida pública me ensinou que, o Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores são as pessoas mais indicadas a expressar quais Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais prestaram serviços a Tupã.
O que não pode é votar em candidatos que recebem votos e nunca mais se lembrem de nossa cidade, ou que desavergonhadamente, venham reivindicar votos, transcorridos 4 anos de seu mandato.
O ideal é que o candidato resida em nossa cidade ou região, ou que esteja sempre presente no dia-a-dia da cidade, em contato com o Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, levando nossas reivindicações a São Paulo e Brasília, e claro, trazendo resultados concretos.
Não basta votar em candidatos ideológicos, que tenham atuação macropolítica. É preciso que tenham atuação micropolítica também, que assumam compromissos com Tupã.