ZOOM APP

O que são Finanças Verdes? Os efeitos causados pelos séculos do Feudalismo, Capitalismo Comercial, e principalmente, Industrial, com suas 4 Revoluções Industriais, trouxeram uma catástrofe mundial: mudanças climáticas, impactos ambientais, que previsivelmente efetivaram cataclismas climáticas indiscutíveis. Nesse palco em que há prejuízos crescentes de vida e financeiros a organizações, governos, empresas e, sobretudo a pessoas, efetivaram um temor inquestionável de que a sobrevivência do nosso planeta está em jogo, por isso, muitos bilionários e governos se voltaram a sonhar com a conquista do espaço sideral.

Não por acaso. Contudo, os sistemas financeiros mundiais buscam ações e projetos que se lastreiem em sustentabilidade, para num primeiro momento, diminuirem tantos prejuízos financeiros que causam ao fluxo financeiro mundial, e num segundo momento, projetarem fontes de lucratividade e rentabilidade para seus fundos de investimento. Não por acaso que a União Europédia, como disse a Presidente Ursula Von Der Leyen, quer investir cerca de R$ 105 bilhões na produção de Hidrogênio Verde no Brasil, a fim de reduzir a dependência e o uso de combustíveis fósseis e fará uma doação de R$ 105 milhões ao Fundo Amazônia, em reunião com o Presidente Lula.

Sem sombras de dúvidas, é um sinal claro do quer os países europeus e grandes investidores da Europa. O Hidrogênio Verde, seria através de energia elétrica, quebrar a molécula da água H2O,liberando uma molécula de oxigênio e duas de Hidrogênio, que seriam fontes energéticas absolutamente limpas, ao invés de utilizar fontes energéticas esgotáveis, fósseis e poluidoras, que tantos prejuízos causam. Também não por acaso, o mundo empresarial de multinacionais de todos os segmentos, debatem exaustivamente o chamado ESG-ENVIROMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE, ou seja, práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, vinculados às 17 práticas ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pelo Pacto Global em 2004, em parceria com o Banco Mundial, denominado Who Cares Win.

Hoje, o ESG é uma fonte extraordinária de transformação do mundo dos negócios e envolve a reconstrução do mundo inclusive, ético e ambientalmente sustentável, que possa viabilizar sobrevivência da espécie humana e do globo terrestre. Vamos perder essa oportunidade de investimento, com grandes perspectivas de trazer e gerar capital no Brasil ? Permitindo progresso, renda e desenvolvimento social e econômico ?

ZOOM APP

Compartilhe:

Roberto Kawasaki

Roberto Kawasaki é economista pela FEAUSP, Professor dos cursos de Administração, Sistemas de Informação, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Engenharia de Produção da FACCAT, articulista do Jornal Diário e do TupaCity.com

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram