PALMEIRAS, UM EXEMPLO DE ADMINISTRAÇÃO DENTRO E FORA DE CAMPO
04/09/2023 - Atualizada em 04/09/2023 às 16:22
Artigo do colunista Anderson Oliveira para o TupaCity
O Palmeiras segue sendo disparado o melhor futebol do Brasil a no mínimo três anos seguidos, costumo dizer que o clube paulista é o melhor quando se analisa a organização tática que não depende de um só jogador mas trabalha o coletivo dentro de campo.
Analisando o elenco individualmente o Flamengo tem melhores opções gasta muito e muitas vezes errado trabalha com dois ou três jogadores com a mesma características técnicas com isso o treinador acaba ficando sem opções para mudar o desenho tático dentro de campo. Mas o futebol a cada ano vem evoluindo. Hoje o coletivo é muito mais importante do que ficar a mercê de uma boa jogada individual de um só jogador e o Palmeiras de Abel Ferreira prioriza o coletivo todo jogo.
A diferença do Palmeiras no futebol brasileiro começa fora das quatro linhas, obviamente muda diretoria a cada dois anos mas a filosofia de trabalho segue sendo a mesma , procura o óbvio que é manter o trabalho que vem dando certo a anos . Diferente do flamengo que eu disse ter o melhor elenco mas fora de campo um trabalho amador por parte de sua diretoria com trocas de treinadores com muita frequência , com isso com isso criasse uma série de problemas dentro e fora do campo.
Grande parte dos clubes que trocam de treinadores com frequência não conseguem títulos nem mesmo se livrar de possíveis rebaixamentos , muito porque o tempo para implantar a filosofia de trabalho demora e pra isso requer tempo e paciência do torcedor e no Brasil o treinador já chega pressionado no clube , cabe a diretoria confiar no trabalho do profissional e dar tempo ao tempo para colher bons frutos , porém todos sabem que infelizmente não é bem o que acontece no Brasil, a cada pressão de torcedor o normal é a diretoria escolher um culpado pelo momento ruim da equipe e o escolhido como um hábito no futebol brasileiro é a troca de treinador.
Abel Ferreira vai completar 3 anos no comando do Palmeiras no próximo dia 5 de novembro com 209 jogos, 124 vitórias, 46 empates, 39 derrotas e um aproveitamento de 66,6% com 2 títulos Campeonato Paulista , 2 Copa Libertadores, 1 Campeonato brasileiro, 1 Copa do Brasil, 1 Supercopa do Brasil e 1 Recopa Sul - Americana.
São muitos números a favor do clube paulista que mostra e comprova a todos que vale a pena por mais difícil que seja dar tempo de trabalho para um treinador, muitas vezes o tempo de adaptação do profissional faz com que o clube abdique de algumas competições mas o importante é manter um trabalho a longo prazo.
Ambiente tranquilo fora de campo e dentro dele uma equipe do Palmeiras é taticamente perfeita, organizada , com inúmeros repertório táticos, é claro que com tudo isso não se torna um time imbatível mas a chance de títulos aumenta muito e é de títulos que os clubes sobrevivem não só no Brasil mas no mundo também.
Quando falamos em organização dentro e fora de campo o exemplo é o Palmeiras hoje em nosso país, basta ver os números nos últimos três anos. Muito se discute na imprensa brasileira o destempero e as vezes até mesmo a falta de educação do treinador Português Abel Ferreira mas a capacidade dele em conduzir o elenco a tanto tempo é irreparável, como eu disse antes sobra repertório táticos e técnicos ao treinador por isso coleciona títulos desde que chegou no Palmeiras.
O extra campo é muito importante em um clube de futebol, até porque o resultado final será dentro do campo e hoje posso afirmar que o Palmeiras é o melhor clube de futebol dentro e fora de campo e vai brigar com grandes chances de conquistar mais um título da Libertadores da América.
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.