ZOOM APP

Parabéns, São Paulo, diferente de muitos que dizem "O título já começou com a vitória no Maracanã", eu discordo, óbvio que a vitória no primeiro jogo em pleno Maracanã foi muito importante para dar a confiança necessária, porém o segundo jogo seria o mais importante, pois uma derrota por dois gols de diferença daria o título ao forte Flamengo. Particularmente, a minha dúvida era se o tricolor paulista conseguiria manter o foco do primeiro jogo e se iria conseguir fazer duas vezes seguidas um jogo taticamente perfeito como foi no Rio de Janeiro na última semana.

Ainda que o São Paulo tinha a vantagem e a imprensa de uma maneira geral estivesse dando o título ao tricolor quase que antecipado, a responsabilidade dos jogadores do São Paulo aumentou muito, o foco pelos lados do Flamengo eram os problemas extra campo e os resultados ruins no Campeonato Brasileiro, já pelos lados do Morumbi, a expectativa já era de título, jogo no Morumbi obviamente lotado, responsabilidade de título, já que seria o primeiro título da Copa do Brasil para o São Paulo e contra um adversário extremamente competente e muito melhor individualmente.

Analisando taticamente, o tricolor jogou a segunda partida da mesma forma como foi no estádio do Maracanã, Dorival fechou totalmente o meio-campo, impossibilitando os jogadores do Flamengo criar jogadas de ataque a não ser com lançamentos longos. A única vez que o Flamengo de fato criou com toques curtos fez o gol que abriu o placar no estádio do Morumbi com gol de Pulgar. Arrascaeta apagado no jogo, mas muito pela falta de espaço para jogar. O São Paulo não se limitou a se defender apenas, mas quando teve a bola soube segurar e passar o tempo até o apito final. O tricolor não criou jogadas de ataque trabalhadas a partir do meio-campo, mas também impossibilitou o Flamengo criar com a forte marcação a partir da primeira linha de meio-campo.

Costumo dizer que futebol se ganha dentro de campo e não costuma ser justo, mas no empate do garoto Nestor a sorte esteve do lado tricolor, pois achou o gol de empate rápido e muito importante. Talvez principalmente no segundo tempo o Flamengo merecia a vitória, mas apenas por ter tido mais a posse da bola, porém teve dificuldade para furar o bloqueio do São Paulo e aí o clube carioca, totalmente desorganizado, passou a jogar bolas na área, abdicando da qualidade individual.

O tricolor paulista soube jogar o jogo e, por incrível que pareça, as duas partidas méritos dos jogadores que deram a vida, mas principalmente Dorival Júnior que na Copa do Brasil em especial organizou não só a equipe, mas o clube em busca do primeiro título da Copa do Brasil na história do tricolor. Mais do que um ótimo treinador taticamente, Dorival já tinha mostrado toda sua capacidade de um gestor no próprio Flamengo no ano passado. Já no São Paulo, trabalha com jogadores de qualidade técnica diferente do Flamengo de 2022, mas conseguiu fazer destes jogadores um único diferencial, comprar a ideia do treinador. O São Paulo não foi campeão por um acaso, como costuma dizer Murici Ramalho: "No São Paulo teve trabalho" e muito bem feito.

No final da partida, o atacante Gabriel, que começou o jogo na reserva, deu uma entrevista muito inteligente e muito sensata, "Não plantamos nada e não ganhamos nada". Não escondendo o descontentamento com o clube de uma forma geral que não hesita em fazer contratações, mas na grande maioria das vezes erra muito, principalmente quando se trata em contratar treinadores, fazendo inúmeras trocas na sua grande maioria desnecessárias.

No Flamengo existe apenas a obrigação de títulos, não existe um planejamento a seguir para a temporada, muito menos a organização fora de campo que sempre acaba fazendo a diferença dentro das quatro linhas. Mais do que trocar de treinador, contratar jogadores, gastar dinheiro fácil, é necessário organizar o clube para que possa de fato plantar bem para colher melhor ainda.

Paineira Tupã

Compartilhe:

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é natural de Tupã. Cronista e comentarista nas rádios Monte Verde Esportes, Gama Esportiva do Estado do Río de Janeiro, MS Web Rádio do estado do Mato Grosso do Sul, Jornal Sem limites da cidade de Santo Antônio de Pádua interior do Río de Janeiro, Rádio Cidade (comentarista) na cidade de Volta Grande estado de Minas Gerais.

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram