Tite foi a melhor contratação do Flamengo nos últimos dois anos; entenda o porquê
17/10/2023 - Atualizada em 17/10/2023 às 10:31
Artigo de Anderson Oliveira
Capacidade e competência do treinador são indiscutíveis, baita profissional, extremamente estudioso e tem como características iniciar seu trabalho focado na parte defensiva da equipe e gosta da disputa interna pela titularidade na equipe. Mas antes das qualidades táticas e técnicas, Tite é um ótimo gestor de pessoas, não costuma ter problemas extracampo com jogadores, mas não é o estilo dele o oba-oba com churrascos como estavam acostumados o elenco do Flamengo desde Jorge Jesus.
O setor defensivo da equipe há anos vem sendo o maior problema dos treinadores que por lá passaram, a começar principalmente do meio campo, onde normalmente começa de fato a marcação. Qualidades não faltam no elenco para corrigir essas falhas pontuais, mas com tempo não tenho dúvidas de que o setor defensivo vai estar muito melhor e organizado. Já o setor de ataque tem jogadores de sobra com qualidades individuais absurdas. A chegada do treinador no Flamengo durante esta parada da data FIFA vejo como importante em dois fatores: o primeiro é o tempo que tem para trabalhar a equipe, uma semana e meia para começar a implantar sua filosofia de trabalho para quem não o conhece, e o segundo fator importante é a paz externa durante esse tempo sem cobrança de torcedor ou imprensa. Mas infelizmente nem tudo será flores neste início de trabalho do treinador no Flamengo.
Todos sabem que passaram muitos treinadores no clube carioca e, com exceção a Dorival Júnior, todos encontram um ambiente hostil e muito difícil de trabalhar do começo ao fim, mais muito disso causado pelos jogadores mais velhos no elenco que se acham ou achavam "donos do clube." Gabigol é um dos principais problemas hoje dentro do Flamengo quando se trata de indisciplina, e vale lembrar que no final de 2022, quando o Flamengo comemorava o título da Libertadores daquele ano, Gabriel fez duras críticas ao então treinador da seleção Tite, chegando a puxar uma música xingando o treinador com a ajuda de torcedores e alguns jogadores do elenco. Então digo com muita segurança, capacidade Tite tem, mas o sucesso do treinador e da equipe vai depender dos jogadores e se tem um treinador desafeto de muitos jogadores do atual elenco do Flamengo, este treinador é o Tite e não tem como negar, existe a possibilidade de ter tido um papo entre elenco e treinador, mas digo mais uma vez, vai depender se o elenco quer de fato o sucesso do Flamengo e, sucessivamente, do treinador no clube.
Alguns jogadores com contratos perto do fim estão dificultando a renovação, tais como Gabigol, que se sente desprestigiado no clube, Fabrício Bruno e Bruno Henrique, que vêm sendo monitorados por outros clubes. Destes jogadores citados, Gabriel é o que tem o maior salário, que gira em torno de R$1.600 milhões mensais, porém Gabriel sabe que não tem o mesmo prestígio, prova disso é a contratação do seu maior desafeto no futebol brasileiro. Penso eu que esta demora na renovação deve-se a tudo que vem acontecendo este ano em especial.
Para o Tite, uma ótima oportunidade de trabalho e para o Flamengo, penso que a melhor contratação dos últimos anos. Se o objetivo for o sucesso do Flamengo sem brigas por egos, trabalhando todos em um só propósito, vamos ver um Flamengo muito melhor. Caso contrário, Tite será apenas mais um profissional com passagem pela Gávea. O ideal, a partir do final desta temporada para o Flamengo, seria pôr em prática o que vem sendo cogitado desde o último ano, que é reformular o elenco de uma forma organizada e feita por um treinador que teoricamente vai iniciar uma nova temporada em 2024. Começar a próxima temporada, organizado e com planejamento, vai fazer muita diferença no Flamengo em 2024.
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.