cabonnet

 A grande discussão conjuntural é a taxa SELIC do Banco Central, o COPOM, Presidente Lula e Presidente Roberto Campos Neto do Banco Central. Paira sobre o Presidente Roberto Campos Neto, acusações do Presidente Lula e o PT, de politizar a conduta e o comportamento do Bacen  relativamente à taxa SELIC, contra o Governo. Não é verdade.  

 Vejam no gráfico acima, com dados de 2021 a 2014, que coincide com o mandato da atual  diretoria do Banco Central comandada por Campos Neto. Lembro que em 2021 e 2022, era a  segunda metade do Governo Bolsonaro, onde por conta da pandemia do Coronavírus, a inflação  subia intempestivamente, o que exigiu do Bacen, a subida de 2% em Janeiro de 2021 para  13,75% em Dezembro do mesmo ano, o que trouxe como resultado o controle da inflação.

Aliás,  a SELIC mais subiu e atingiu o patamar mais elevado (13,75%) durante o final do mandato de  Bolsonaro, e principalmente, durante a campanha eleitoral. Portanto, acusar o Presidente  Campos Neto de politizar a gestão da SELIC é a mais pura fantasia e inverdade. Então, vendo sob  o prisma exclusivamente político, Campos Neto, indicado por Bolsonaro, boicotou a campanha  eleitoral da reeleição ? Obviamente que não.  

 É de fundamental importância, com a subida das taxas inflacionárias, medidas pelo IPCA do  IBGE e IGP-M da FGV, na gestão da curto prazo, para equilibrar a Oferta com a Demanda, e  conter o que chamamos de Inflação de Demanda, quando a Demanda é maior que a Oferta,  conter a Demanda ( desejo de consumo ) e com ela, conter o consumo, pela subida das taxas de  juros balizadas pela SELIC.

Ao se deter o aumento do Consumo Geral da Economia Brasileira, controla-se o aumento dos preços ( Inflação ), e isto é feito através de Política Monetária. Ou  seja, estabelecendo a taxa SELIC, controlando os meios de pagamento, a circulação do dinheiro  na Economia, comprando e vendendo dólar, liberando ou detendo crédito, ofertando títulos de  dívida pública, etc. O Banco Central está agindo com correção, embora o Presidente Campos  Neto não deve fazer afirmações políticas e o Presidente Lula não deve politizar.  

cabonnet

Compartilhe:

Roberto Kawasaki

Roberto Kawasaki é economista pela FEAUSP, Professor dos cursos de Administração, Sistemas de Informação, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Engenharia de Produção da FACCAT, articulista do Jornal Diário e do TupaCity.com

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram