CONTRADIÇÕES DE LULA
16/05/2025
Artigo de Roberto Kawasaki
As recentes viagens de Lula à Rússia e à China evidenciam claramente o Governo Lula, ruim e bom.
A viagem à China foi perfeita: buscando efetivar mais acordos comerciais com o maior parceiro de comércio internacional, seja como importador e como exportador. Mais ainda quando o nosso segundo parceiro comercial (EUA) ignora as relações bilaterais e multilaterais. O Brasil precisa realizar parcerias nos setores industrial, comercial, agrícola, infraestrutura, e a China tem sido um parceiro inigualável. Portanto a viagem à China é totalmente justificável. É o lado bom do governo.
Contudo, a viagem à Rússia é integralmente ruim. Inclusive, evidencia os sinais de pesquisas de opinião pública, francamente contrários a Lula. Vejam os Chefes de Estado que estavam com Lula na Rússia de Putin:
O quadro acima traduz indubitavelmente, quaisquer dúvidas: a companhia de Lula na Rússia não poderia ser pior. A pretexto de comemorar os 80 anos da vitória da URSS sobre a Alemanha nazista, Lula foi convidado a participar das comemorações. Se assim fosse, onde estão os demais países aliados da Segunda Guerra Mundial, como os EUA, Inglaterra, França, e tantos outros, que não estavam presentes na comemoração ? Lula não deveria ter ido. Ponto final.
Na verdade, Lula chancelou na companhia de tantos ditadores, criminosos e sanguinários, os crimes desumanos que Putin comete na Ucrânia, que não é guerra. É invasão imperialista contra um país livre. Tamanho envolvimento de Lula para “obter” uma trégua de 3 para 30 dias de crimes contra a Ucrânia ? Sem que isso nada represente acabar com a invasão ? Reitero, não é guerra. São crimes cometidos contra um povo, uma nação. Aliás, que começou em 2012 com a invasão e posse ilegal e injustificável da Criméia. Por isso, como escrevo acima, explica a impopularidade de Lula em TODAS as pesquisas de opinião pública.
Outrossim, Lula titubeia e não indica os dois Ministros ou duas Ministras para o Superior Tribunal de Justiça, há meses o STJ aguarda as indicações, que poderiam ser duas mulheres, pois nas duas indicações do STF, poderia ter indicado ao menos a substituta da Rosa
Weber que se aposentou. Não o fez. Com críticas vindas das mulheres, que representam metade da população brasileira e mais da metade dos eleitores...
Lula insiste na agenda retrógrada de privilegiar o petróleo, com o desejo dele de explorar a bacia do rio Amazonas. Poderia isto sim, canalizar os esforços governamentais na energia sustentável, verde, de hidrogênio, do etanol, da solar e eólica. Mas não, reproduz as
mesmas barbaridades de Trump e Bolsonaro. As contradições cristalinas de Lula 3.
Roberto Kawasaki é economista pela FEA-USP, Professor da FACCAT, Delegado do Conselho Regional de Economia – SP e colunista da Rádio Cidade, Tupacity e Diário .
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.