Paineira Tupã

Definitivamente Trump não é um Chefe de Estado que age de acordo com os interesses dos EUA, da mesma forma que os Bolsonaros não agem em razão dos interesses do Brasil. Senão vejamos.

O Presidente Donald Trump tem comportamento errático, pois toma decisões e quando se menos espera, volta atrás. Porque decide de forma intuitiva, sem ouvir sua assessoria, sem ponderar aspectos econômicos e com base em bases puramente ideológicas. Basta verificar a taxação de 50% de imposto de importação sobre produtos brasileiros, sem justificativa econômica e comercial, contudo, depois de taxar todos os produtos do Brasil, não suportou pressões de importadores americanos e criou várias exceções. Taxou impiedosamente o Brasil, depois de atender clamor dos Bolsonaros, que através do Deputado Federal fujão, Eduardo, pressiona o Brasil para livrar Jair Bolsonaro de sofrer julgamento do judiciário brasileiro.

Ataca o Ministro Alexandre de Moraes como se fosse ele o responsável pela série de ilegalidades cometidas pelo grupo de Bolsonaro. No entanto, Bolsonaro está sendo julgado pela Procuradoria Geral da República e pelo conjunto do STF, não apenas pelo Ministro Alexandre de Moraes. Na verdade, há respaldo de pelo menos 8 a 9 Ministros do STF. A decisão é colegiada e não pessoal. O mesmo STF que outrora julgou o agora Presidente Lula e o condenou. Na verdade, há medo e angústia de Jair Bolsonaro em sofrer prisão.

De mais a mais, se o Presidente Trump acha que perseguindo o Brasil e o Ministro Alexandre de Moraes livrará Bolsonaro de julgamento, está completamente tresloucado. Isso jamais acontecerá. O alcance do poder dos EUA é limitado. Aliás, as limitações de Donald Trump são claras e óbvias: as guerras da Rússia e Ucrânia e Israel e Hamas que ele afirmara anteriormente que seriam terminadas em horas, não terminaram. Na verdade, estão longe de encontrar uma solução. A começar pelo desinteresse dos envolvidos em buscar uma negociação definitiva.

Por outro lado, essa taxação de Trump demonstrou indiscutivelmente que a família Bolsonaro pensa exclusivamente em seus interesses financeiros e políticos. Criou uma campanha publicitária baseada em Deus, Pátria, Família e Liberdade, inicialmente bem sucedida, pois venceu as eleições de 2018, ainda que havia na ocasião, um significativo sentimento eleitoral antipetista. Em questões de Estado e Governo, não se deve colocar Deus. Pátria enganadora, haja vista que Eduardo Bolsonaro prejudica o Brasil, o agro, o empresariado brasileiro, ou seja, os interesses econômicos brasileiros. Boicota inclusive a delegação suprapartidária do Congresso Nacional, composta por Nelsinho Trad (PSD-MS), Carlos Viana (Podemos-MG), Jacques Wagner (PT-BA), Rogério Carvalho (PT-SE), Esperidião Amin (PP-SC), Teresa Cristina (PP-MS), Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL). Senadores petistas e bolsonaristas que estão nos EUA para defenderem interesses do Brasil. O discurso de Família é distorcida, pois os Bolsonaros não defendem interesses da família brasileira, defendem, como ficou claro agora, os interesses da família Bolsonaro. E a liberdade ? Obviamente liberdade para Jair Bolsonaro.

Na verdade, a Direita precisa se corrigir. Achar que Bolsonaro é de Direita ? Que Direita ? Direita de verdade é a favor das tradições, da indissolúvel família, inclusive do casamento para toda a vida, do cumprimento da Lei, de fazer motociata com capacetes, cumprir com as regras de trânsito, a favor de limitações de velocidades nas estradas, de radares, de defender os interesses econômicos dos empresários, acima dos interesses pessoais. Direita de verdade está comprometida com a legalidade e não com a ilegalidade.

Paineira Tupã

Compartilhe:

Roberto Kawasaki

Roberto Kawasaki é economista pela FEAUSP, Professor dos cursos de Administração, Sistemas de Informação, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Engenharia de Produção da FACCAT, articulista do Jornal Diário e do TupaCity.com

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram