GRAÇAS A TRUMP
22/10/2025
Fonte: Roberto Kawasaki
Artigo de Roberto Kawasaki
Ao menos temporariamente a Guerra Israel x Hamas acabou. Depois de dois anos, desde os criminosos sequestros e mortes provocados pelo grupo terrorista Hamas em incursões em Israel em 07 de Outubro de 2023, muitas mortes e destruições foram acontecendo sob os olhos horrorizados da humanidade. Gaza foi praticamente destruída pelo governo israelense, sob ordens estritas de Netanyahu. Nada levava a crer que a guerra teria prazo de validade. Pois houve.
Até que todos os israelenses sequestrados pelo Hamas fossem repatriados, mortos e vivos, Netanyahu iria a busca, causando todas as desgraças imagináveis ao povo palestino que vive em Gaza. Apesar do definhamento de Gaza, Hamas não demonstrava publicamente o intuito de fazer as entregas de israelenses sequestrados. Hamas não imaginava o tamanho do mal que causaria ao povo palestino que vive em Gaza, ao planejar e executar os criminosos sequestros cometidos contra Israel e seu povo. Indubitavelmente Hamas está totalmente consciente de suas atrocidades e crimes e, mais ainda, impotente face ao poderio militar de Israel.
Israel inteligentemente soube combater e enfraquecer o grupo Hezbollah no Líbano e, com a ação insubstituível dos EUA, debilitar o Irã, grande fomentadora do grupo Hamas. Claramente Hamas ficou totalmente enfraquecido e inutilizado. Nada poderia deter Netanyahu contra o Hamas.
Na verdade, o Hamas jamais poderia imaginar o tamanho da obsessão de Netanyahu contra o grupo islâmico radical. Entre aturdidos e ainda que neguem, o grupo Hamas está arrependido pelo 07 de Outubro de 2023.
Mas enfim, o que está feito, feito está. Numa jogada brilhante, Donald Trump com a força de quem invadiu e enfraqueceu o Irã para Israel, cobrou o empenho de Netanyahu em aceitar a proposta dos EUA em impor o fim da guerra. Exigiu do grupo Hamas aceitar o acordo, sob pena de endurecer e cacifar o jogo obsessivo de Netanyahu em repatriar todos os israelenses sequestrados e em liquidar o Hamas e colonizar a faixa de Gaza.
O Hamas, diante desse quadro ainda mais dramático ao povo palestino, não teve outra saída senão aceitar os termos do acordo de Donald Trump. Diante de tudo isso, o inimaginável aconteceu: por ora a guerra terminou. Entretanto, é temporário. Até que a coexistência dos dois Estados de Israel e Palestina sejam efetivados, a guerra final fica suspensa. Neste momento, está suspensa. Graças a Trump.
Roberto Kawasaki é economista pela FEA-USP, Professor da FACCAT, Delegado do Conselho Regional de Economia – SP, colunista da Rádio Cidade, Tupacity e Diário.
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.