TRUMP ESCOLHEU O CANHÃO E NÃO A MANTEIGA
29/08/2025
Fonte: Roberto Kawasaki
Artigo de Roberto Kawasaki
Está muito difícil não escrever sobre o Presidente dos EUA, Donald Trump. Ele monopoliza as atenções de todos durante todo o tempo. Se já não bastassem os fatos irrefutáveis de que o mundo é complexo e cheio de problemas, Donald Trump sempre traz
novidades no “front”, causando maiores complexidades e mais problemas a todos, especialmente aos EUA. Trump crê que está defendendo seu país, contudo, não é bem assim.
A começar executando o que poderíamos chamar de “MAS-Make America Small”. De fato, ao invés de promover o “MAGA-Make America Great Again” , Trump está fazendo os EUA perder importância em todos os sentidos. Um país que chegou onde chegou graças aos imigrantes, aliás, como o Brasil, ele decide expulsar imigrantes ilegais e legais. Quando ele expulsa imigrantes, ao invés de atraí-los, o que seria inteligente, provoca uma diminuição na população dos EUA. O que significa, sem maiores dificuldades de compreensão, diminuir a força de trabalho para a maior economia do planeta e ao mesmo tempo, menor mercado consumidor, haja vista que menos imigrantes traduz menos trabalhadores para diversos segmentos econômicos, inclusive os que exigem menos qualificação e também menos pessoas para consumir... Compare nas grandezas das populações da Índia (1,46 bilhão de pessoas), China (1,4 bilhão) e os EUA (342 milhões). Seres humanos significam força de trabalho e consumidores. Se Trump expulsa imigrantes que obviamente são seres humanos...
Mas, se imaginarmos que ele expulsa somente imigrantes menos qualificados, pergunto: quem trabalhará nos empregos menos qualificados ? Entretanto, ele está criando obstáculos às mentes mais brilhantes do mundo que até então, eram atraídos pelas
melhores universidades do mundo: MIT, Yale, Harvard, Stanford e outras. O que convenhamos, o tripé do desenvolvimento científico e tecnológico, motor da inovação e do desenvolvimento econômico, é composto por universidades ( fonte de pesquisa, conhecimento, inovações e ensino ), empresas de ponta e política de governo. Ao criar dificuldades aos melhores cientistas do mundo em ficarem e promoverem inovações científicas e tecnológicas nos EUA, que estãosendo atraídos por outros países, sobretudo a China e a Índia. O eixo do desenvolvimento do mundo está saindo dos EUA e indo para a Índia e China. Sugiro que assistam o vídeo do nipo-americano, Prof. Dr. Michio Kaku, onde ele explica a importância do H-1B. Ou seja, Trump está mandando as mentes mais brilhantes em todas as áreas das Ciências e Tecnologias do mundo, que estavam nos EUA, para a Índia e sobretudo, a China. Sem dúvida alguma, Trump está promovendo o “MAS” para a ainda maior economia do mundo.
A História da humanidade demonstra de forma insofismável, que a guerra promove destruição e a paz traz progresso. Por isso que a China não entra em guerra com ninguém. Quanto que a Economia dos EUA gasta com suas forças armadas? Não seria mais inteligente diminuir e gastar em outros segmentos? Entrar em conflito diplomático ou bélico, sem justificativas razoáveis e inteligentes, é algo absurdamente indefensável.
Quando estudamos e ensinamos Introdução à Economia, disciplina ministrada aos ingressantes nos cursos de Economia, há uma escolha a ser feita: Produzir canhão ou produzir manteiga? Eis a escolha fundamental aos agentes econômicos e agentes políticos de uma nação. Ou seja, buscar a guerra contra outros países ou buscar a paz e comprar e vender aos países do mundo? Trump fez sua escolha.
Roberto Kawasaki é economista pela FEA-USP, Professor da FACCAT, Delegado do Conselho Regional de Economia – SP, colunista da Rádio Cidade, Tupacity e Diário.
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.